O Atlético-GO está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil 2024. Jogando no Mato Grosso, o Dragão venceu o União Rondonópolis em 3 x 1, confirmou o seu favoritismo e seguiu adiante na competição nacional. Adriano Martins, no 1º tempo, e Emiliano Rodríguez, com dois gols no 2º tempo, garantiram a vaga para o clube goiano, que engatou mais uma vitória na temporada. Yan Maranhão fez o único gol do time da casa que, novamente, se despedem logo na primeira fase.
Atlético-GO sofre com pressão, mas fecha 1º tempo em vantagem:
Precisando apenas da vitória para se classificar, o União Rondonópolis começou pressionando. O meia Douglas Nathan precisou de apenas dois minutos para, em duas chances, ameaçar o goleiro Ronaldo. O goleiro do Atlético-GO seria mais uma vez testado aos 10, quando defendeu chute cara a cara de Camargo. Entretanto, após estas chances, o Dragão colocou a bola no chão, freou a blitz do time local e passou a tomar as rédeas da partida.
E deu certo. Melhor tecnicamente, o Dragão contou com duas finalizações de Luiz Fernando para abaixar o ânimo dos mandantes. Em ambas, vantagem para o goleiro Caio, que fez boas defesas. Porém, aos 40 minutos, não teve jeito. Após cruzamento da esquerda, que saiu dos pés de Guilherme Romão, a defesa do União falhou e deixou o zagueiro Adriano Martins completamente livre para abrir o marcador. O 1º tempo terminou e a vantagem, ainda que magra, era considerável.
2º tempo tem susto, mas alívio com brilho uruguaio e celebração de vaga:
Na etapa final, Jair Ventura preferiu não arriscar e tirou o volante Roni, já amarelado, para promover a entrada de Rhaldney. Com um nova formação, o Atlético-GO mantinha o jogo frio, mas logo foi surpreendido, quando, aos 7 minutos, Yan Maranhão aproveitou passe de Fabinho para empatar o jogo. O resultado ainda classificava o Dragão, mas deixava a situação por um triz. Porém, o susto deu lugar ao alívio, mais uma vez, de cores uruguaias.
Tal como aconteceu no último fim de semana, no jogo contra o Jataiense pelo Campeonato Goiano, a estrela do jovem atacante uruguaio Emiliano Rodríguez voltou a brilhar. Ele, que desbancou Vagner Love e Daniel da titularidade fez, em cinco minutos, os dois gols que garantiram a vitória e a vaga. E, em ambos os casos, aproveitou passes precisos para vencer o goleiro Caio e garantir o triunfo do Atlético-GO. Vitória maiúscula e nova vaga à segunda fase.
Vaga rende premiação milionária; rival já é conhecido:
Por ser um time de Série A, o Atlético-GO ganha R$ 1,47 milhões da CBF. A quantia pode aumentar ainda mais em caso de vaga para a 3ª fase. Para isso, porém, o Dragão precisará eliminar o Real Brasília-DF. Os candangos venceram, em casa, o São Raimundo-RR por 2 x 1 e duelarão contra o time de Jair Ventura. Até lá, o time foca na sequência do Campeonato Goiano 2024.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “Terra”