O Atlético Goianiense teve pouco tempo para comemorar o título estadual conquistado no último sábado contra o Goiás. Hoje, terça-feira (5), o rubro-negro recebe a LDU do Equador na sua estreia na Copa Sul-Americana. O jogo está marcado para às 21h30 no Estádio Antônio Accioly e é válido pela primeira rodada do Grupo F.
Assim como na temporada anterior, cada equipe ganha 900 mil dólares na fase de grupos e disputa pelo menos seis partidas. Apenas o líder da chave ao final das seis rodadas avança para a fase seguinte. Em 2021, o Dragão foi eliminado invicto, com duas vitórias e quatro empates.
Atlético-GO:
O técnico Umberto Louzer teve dois dias para preparar a equipe. Depois de levantar o troféu do Goianão no último sábado (2), o elenco atleticano se reapresentou no domingo (3) e apenas os reservas e não relacionados fizeram trabalho com bola. Os titulares do clássico fizeram trabalho regenerativo na academia.
Na segunda-feira (4), o treinador apostou nos vídeos para complementar a preparação. No campo, um trabalho mais leve de posicionamento e uma dúvida. Após iniciar a atividade, o lateral esquerdo Arthur Henrique sentiu um desconforto e foi substituído por Jefferson.
Por outro lado, o meia Jorginho, que não entrou em campo na última partida do estadual por estar suspenso, volta a formação inicial na vaga de Rickson.
Além da importância de iniciar a Sul-Americana com três pontos, uma vitória contra o time equatoriano aumenta a invencibilidade do Atlético-GO sob o comando do técnico Umberto Louzer. Até o momento são 10 vitórias com três empates e sete vitórias.
LDU:
Um dos times mais tradicionais do futebol sul-americano, a LDU lidera o ranking de clubes com mais participações na competição continental. A partida no Antônio Accioly é a primeira em Goiânia, mas a 76 no torneio. São 13 participações no total.
Os bons desempenhos no passado, porém, não estão se repetindo nesta temporada. O time comandado por Pablo Marini é a quarta no Campeonato Equatoriano e eliminou o Mushuc Runa na primeira fase da Sul-Americana para chegar à fase de grupos.
No seu último compromisso antes de enfrentar o Atlético-GO, a LDU perdeu para o rival Emelec pelo placar de 2 a 0. Para o confronto desta terça-feira (5), Pablo Marini não contará com Adrián Gabbarini, Kevin Mercado e Sebastián Gonzáles, lesionados.
Ficha Técnica:
Jogo: Atlético-GO x LDU
Local: Estádio Antônio Accioly, Goiânia (GO)
Data: 05/04/2022
Horário: 21h30
Arbitragem:
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistente 1: Jose Antelo (BOL)
Assistente 2: Edwar Saavedra (BOL)
4º árbitro: Ivo Mendez (BOL)
Escalações:
Atlético-GO: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Edson, Arthur Henrique (Jefferson); Gabriel Baralhas, Marlon Freitas, Jorginho; Shaylon, Léo Pereira, Wellington Rato. Técnico: Umberto Louzer.
LDU: Gonzalon Falcón; Marcos López, Franklin Guerra, Zaid Romero, Christian Cruz; Julio Ortiz, Ezequiel Piovi; Gustavo Nnachi, Alexander Alvarado, Adolfo Muñoz; Tomas Molina. Técnico: Pablo Marini.
Após sondagens, presidente do Atlético-GO diz que fará “proposta decente” para renovar com Marlon Freitas:
O título do Campeonato Goiano conquistado com a vitória sobre o Goiás no último sábado (2) consagrou o volante Marlon Freitas. Principal referência técnica do Atlético Goianiense desde 2020, o meio-campista foi peça importante nas finais do estadual.
Foi do camisa 8 o gol que deu a vitória para o Dragão no jogo da ida no Antônio Accioly e o gol que garantiu o empate rubro-negro logo nos primeiros minutos do segundo tempo no Estádio Hailé Pinheiro. Enquanto Nicolas abriu o marcador para o time esmeraldino aos 31 minutos da etapa inicial, Marlon deixou tudo igual com 1 minuto do segundo tempo.
O gol foi o terceiro de Marlon Freitas na temporada e acabou eleito pelo presidente Adson Batista como o mais bonito da decisão.
“Eu chamei ele (sexta-feira) na minha sala e falei ‘por merecimento, estou contratando um jogador de um patamar diferente e você merece estar nesse patamar. Vamos ganhar o título e seu salário será aumentado para o Brasileirão’. Ele absorveu, ele sabe que no Atlético-GO ele vai ser respeitado e valorizado”, contou Adson, que disse estar trazendo um atleta mais caro para a sequência do ano.
Marlon Freitas tem contrato com o Dragão até dezembro e uma das prioridades da diretoria é estender seu vínculo por mais algumas temporadas. O aumento salarial ainda não significa uma renovação, mas segundo o presidente rubro-negro é o início do processo.
“É a primeira tentativa, para ele sentir que aqui no Atlético-GO ele é valorizado, ele tem o nosso respeito e a nossa consideração. O Marlon é um cara sério, de caráter e profissional, ele veste a camisa. Na hora da ‘onça beber água’, ele chama a responsabilidade e faz as suas melhores apresentações”, destacou.
O presidente disse ainda que as seguidas participações na primeira divisão do Campeonato Brasileiro dão uma estabilidade financeira que permitiram o clube a recusar algumas propostas pelo jogador. “Nós vamos ter condições de fazer uma proposta decente para ele e espero que isso possa acontecer. Mas eu também não vou acabar com a vida do jogador. Vieram Santos, Fortaleza, outros clubes, mas cadê o recurso para o Atlético-GO buscar outros nomes?”.
“Estando na Série A você tem condição de as vezes fazer algumas propostas importantes. Um jogador desse nível, se aparecer algo faraônico que vá resolver a vida do atleta, será faraônico e bom para o Atlético-GO também, nós vamos aceitar e deixá-lo ser feliz. Então ele pode assinar no Atlético-GO que vai estar ajudando o clube e a carreira dele”, completou Adson Batista.
Como o contrato termina no final da temporada, no meio do ano Marlon Freitas já poderá assinar um pré-contrato com uma outra equipe. No entanto o dirigente atleticano acredita que o volante irá esperar terminar o Campeonato Brasileiro para iniciar as negociações, inclusive com o próprio Atlético-GO.
“Os empresários dele são pessoas que me respeitam, que tenho proximidade. O próprio Marlon Freitas é um cara muito sério, acredito que ele não vá assinar (um pré-contrato), ele vai esperar. Ele é inteligente, não vai ficar preso a ninguém, ele vai esperar essa temporada terminar. Eu vou ‘bater na porta’ sempre”, afirmou.
Ricardo Lima / Fonte: Sagres