Com o apoio “irrestrito” de Caiado, o prefeito de Trindade não vai passar perrengue na disputa, que pode levá-lo a uma vitória esmagadora
Jovem, atirado, sangue de político. Este é Marden Júnior, o prefeito de Trindade, cidade que atrai atenção de turistas, romeiros, religiosos, devotos, anualmente por causa da festa do Divino Pai Eterno. Ao deixar o Patriota ano passado para apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Marden deixava pegadas em uma expectativa que se concretizaria em abril deste ano: garantir o apoio de Caiado no projeto de reeleição dele no município. Concretamente, filiou-se à União Brasil em abril.
Com isso, aumenta-se, figurativamente, claro, as propostas de apostas com grana sobre mesas de bares de que Marden vai garantir unanimidade. Quase invencibilidade. Com apoio, inclusive, do ex-prefeito e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT), George Morais, marido da deputada federal Flávia Morais.
Recentemente, a parlamentar declarou, ao jornalista Altair Tavares, acerca da pretensão, ou não, de o partido lançar um nome para opor-se ao atual prefeito. Ao que ela respondeu: “Queremos o melhor para Trindade, não temos essa pretensão elaborada e definida, mas com certeza participaremos do processo e é claro que o PDT em Trindade tem vários nomes. Mas a princípio não temos interesse em lançar candidatura”. Enquanto isso, há um burburinho na cidade de que o grupo de Flávia está bem intencionado com o projeto de Marden, de olho no riso fácil de Caiado.
Cenário:
Recentemente, reportagem do jornal “O Hoje” traçou um panorama de como andavam as tratativas de pré-candidaturas em Trindade que, assim como em 2020, pode ter três nomes repetidos na disputa do ano que vem. Além do próprio Marden Júnior que, praticamente certo no páreo, se esforça para reforçar os apoios. Marden foi o sucessor de Jânio Darrot em 2020 e venceu o páreo com 37,72% dos votos. Ele superou dois nomes que podem voltar à disputa em 2024: o ex-deputado estadual Dr. Antônio (União Brasil), que teve 28,57% dos votos; e, claro, caso haja, de fato, recuo do PDT, o deputado deputado estadual Dr. George Morais (PDT), que fez 25,7%.
Morais, que já foi prefeito de Trindade, foi o segundo deputado mais votado na cidade, 6,8 mil votos. O primeiro foi justamente Cristiano Galindo (Solidariedade), com 13,1 mil eleitores naquele município. Destaca-se, Galindo teve o apoio de Marden. Desta forma, os 21% dos votos válidos em Trindade demonstram que o prefeito tem força e, neste momento, se destaca como favorito em 2024.
Não se pode, no entanto, negar a força de George Morais. Além de conseguir garantir o cargo na Assembleia após decisões judiciais, ele tem como companheira a esposa Flávia Morais, terceira deputada federal mais bem votada em 2022, com 142,1 mil votos. Já Dr. Antônio, que ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura em 2020, foi o terceiro candidato a deputado estadual mais bem votado na cidade. Foram 5,3 mil no município. Ele não foi reeleito.
Diante de uma fala de benção de Caiado, certamente que Dr. Antônio e George Morais podem acatar a decisão de apoio à reeleição de Marden Júnior. Por outro lado, um nome pouco dissuadido surge como fantasma: Jânio Darrot (Patriota). Ele nega. Em política, no entanto, a negativa é típica.
Um vereador astuto, de olho em todas as pontas soltas, afirmou ao jornal que de duas uma: “ou apoia ou apoia”. A reportagem quis saber. “O governador, claro. Caiado tem respeito pelo Marden, que o apoiou ano passado. Marden peitou o seu grupo, o seu partido e caminhou com Caiado, que saiu vencedor na cidade”. E complementa: “Não bota meu nome aí, mas sei que vai ser uma vitória parecida com aquela do Mendanha em Aparecida em 2020, lembra?”, cravou.
“O interessante na matéria é que não foi citado o nome do ‘vereador astuto’. Gostaria de saber quem é esse vereador”.
Ricardo Lima / Fonte: Yago Sales – Jornal “O Hoje”.