Com o retorno do MotoGP ao BrasiL, nos dias 20, 21 e 22 de março, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, Goiânia se prepara para sediar a maior competições de motovelocidade do mundo. A expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 1 bilhão na economia estadual e atraia mais de 150 mil pessoas, entre turistas nacionais e estrangeiros. Diante da grande procura por hospedagem, cidades vizinhas à capital, como Trindade, já estão se preparando para receber esse novo perfil de visitantes.
Segundo o Sindicato de Hotéis de Goiás, 90% dos leitos da rede hoteleira de Goiânia já estão reservados. Com isso, a demanda por hospedagem se espalha para outras cidades da região, entre elas Trindade, que possui uma rede hoteleira estruturada e já acostumada a receber grandes volumes de turistas, especialmente durante a Romaria do Divino Pai Eterno.
O Prefeito Marden Júnior destacou que Trindade está pronta para receber os apaixonados pela motovelocidade. Ele afirma que equipes das secretarias de infraestrutura e turismo já trabalham em planos de ação para acolher os visitantes. “Nossa cidade está preparada pra receber turistas de todo e qualquer segmento e será um orgulho pra nós recebermos esses apaixonados pela motovelocidade. Queremos mostrar as belezas da nossa cidade, temos bons hotéis e a nossa gastronomia é muito boa”, afirmou o prefeito.
Além da hospitalidade, a gastronomia local também se destaca como um atrativo à parte. Restaurantes e bares de Trindade já começam a se organizar para oferecer experiências culinárias regionais e diversificadas, capazes de agradar turistas do Brasil e do exterior. A culinária goiana, com pratos típicos como empadão, galinhada, pamonha e doces artesanais, promete conquistar quem vier para o evento.
A chegada do MotoGP representa uma oportunidade estratégica para o turismo regional. Em Trindade, empresários do setor hoteleiro veem o evento como uma chance de movimentar a economia fora do período religioso, atraindo um novo tipo de visitante. A expectativa é de alta taxa de ocupação nos hotéis e pousadas, com impacto positivo também no comércio local, no transporte e na prestação de serviços.
A cidade se beneficia ainda da localização privilegiada, a cerca de 20 minutos da capital, com fácil acesso ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, que passa por uma reforma de R$ 50 milhões para atender aos padrões internacionais exigidos pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Com planejamento, investimentos e articulação entre os setores público e privado, Trindade caminha para se consolidar como um dos polos receptivos do MotoGP em Goiás. A cidade promete acolher os visitantes com o tradicional espírito de hospitalidade goiano, estrutura de qualidade e uma boa dose de sabor local.
Ricardo Lima