Em noite de superação e persistência, o Atlético Goianiense deu um importante passo rumo à parte de cima da tabela da Série B. Diante de sua torcida no Estádio Antônio Accioly, o Dragão venceu o Avaí por 2 a 1, de virada, e emplacou seu quarto jogo consecutivo sem derrota na competição.
A vitória, válida pela 26ª rodada, teve um tempero especial, o Dragão precisou furar uma retranca sólida, superar um gol sofrido quase do meio-campo e ainda administrar a ansiedade de jogar com um a mais durante boa parte da partida. Lelê, com dois gols, foi o grande nome da noite e garantiu os três pontos que colocam o Atlético-GO na cola do próprio Avaí na tabela, agora com 35 pontos, contra 36 do time catarinense.
O primeiro tempo começou com as equipes se estudando bastante. O Avaí, escalado com três zagueiros, se postou bem defensivamente e neutralizou as investidas rubro-negras. Aproveitando um vacilo da defesa atleticana, o time visitante abriu o placar com um golaço: aos 25 minutos, Marcos Vinícius percebeu o goleiro Paulo Vitor adiantado e, de muito longe, acertou um chute espetacular.
Mas o Atlético-GO mostrou maturidade. Sem se desesperar, manteve a postura ofensiva e chegou ao empate logo depois. Aos 32, Romão cruzou, Martínez escorou de cabeça e Lelê, bem posicionado, completou para o fundo da rede. O cenário ficou ainda mais favorável aos goianos aos 40 minutos, quando Jonathan Costa foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Na volta do intervalo, o Dragão voltou com tudo. Danielzinho quase marcou no primeiro minuto, mas o goleiro César salvou. Apesar da pressão, o Avaí se fechou ainda mais, congestionando a entrada da área e forçando o Atlético a arriscar de longe. Faltava capricho na pontaria.
O gol da virada veio na base da insistência. Aos 34 do segundo tempo, mais uma vez Romão apareceu bem pela esquerda e cruzou na medida para Lelê, que subiu livre e cabeceou firme para fazer o segundo dele e o da virada rubro-negra. Ainda houve tempo para Maranhão quase marcar o terceiro, mas César operou um milagre nos acréscimos.
Foi uma vitória que exigiu paciência e inteligência. O Atlético soube controlar o jogo com um homem a mais e aproveitou as poucas brechas que o adversário ofereceu. Além dos três pontos, o triunfo traz confiança para a sequência do campeonato.
Agora, o Atlético-GO terá um desafio fora de casa no próximo sábado, às 20h30, contra o Remo, no Estádio Baenão, em Belém. Já o Avaí recebe a Ferroviária às 18h30, na Ressacada, em Florianópolis.
Ficha do Jogo:
Atlético-GO 2 x 1 Avaí
Gols: Marcos Vinícius (AVA) aos 25min do 1ºT; Lelê (ATL) aos 32min do 1ºT e 34min do 2ºT.
Cartões amarelos: Jonathan Costa, Emerson Negueba e César (AVA); Luizão, Robert e Romão (ATL).
Cartão vermelho: Jonathan Costa (AVA).
Atlético-GO: Paulo Vítor; Dudu (Kelvin), Adriano Martins, Tito, Guilherme Romão; Luizão (Danielzinho), Ronald, Robert (Radsley), Yuri (Jean Dias); Martínez (Maranhão), Lelê. Técnico: Rafael Lacerda.
Avaí: César; Wanderson, Jonathan Costa, Eduardo Brock (Weverton); Marcos Vinícius, Zé Ricardo, João Vitor (Lucas Eduardo), JP (Léo Reis), Mário Sérgio; Emerson Ramon (Raylan), Cléber (Hygor). Técnico: Jair Ventura.
Arbitragem: Maguielson Lima Barbosa (DF), auxiliado por José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) e Gislan Antônio Garcia da Silva (MT). VAR: Leonardo Rotondo Pinto.
O Dragão, mostrou que está vivo na Série-B e está pensando no G-4.
Ricardo Lima – Informação com credibilidade.