Celebração marcou o fim de uma edição histórica da Romaria, em homenagem aos 185 anos de devoção
A Romaria 2025 foi encerrada neste domingo, 6, com uma missa conduzida pelo cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e do CELAM, e aberta pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino.
A celebração marcou o fim de uma edição histórica da Romaria, cujo tema foi “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos de esperança”, em homenagem aos 185 anos de devoção ao Divino Pai Eterno.
A Praça do Santuário Basílica de Trindade reuniu dezenas de milhares de fiéis nesta manhã. Com presença de autoridades políticas e religiosas, a celebração marcou o ponto alto dos 10 dias de festividade, que este ano atraiu cerca de 4,3 milhões de romeiros, segundo a organização.
Somente neste domingo de encerramento, cerca de 200 mil pessoas passaram por Trindade. Ao lado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador Ronaldo Caiado (UB) destacou a força histórica e espiritual do evento.
“Essa Romaria tem uma história de vida. Ela completa 185 anos de fé e transformação, levando Goiás ao centro das atrações, inclusive no turismo religioso”, afirmou Ronaldo Caiado. “São milhões de pessoas que por aqui passam e contam com muito apoio. Todos recebidos com total segurança e com uma estrutura jamais vista para atender os romeiros e a quem por aqui permanece nesses dias”, enfatizou o chefe do Executivo. “Então, é momento de agradecermos ao Divino Pai Eterno por toda a graça concedida e pedir que continue nos guiando”, completou.
O prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB), o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), o presidente do TJ-GO, Leandro Crispim, e o prefeito de Trindade, Marden Júnior (UB) também participaram da celebração.
Durante a cerimônia, Mabel destacou a relevância religiosa, social e econômica da Romaria, que, segundo ele, atrai milhões de devotos e aquece a economia da região metropolitana de Goiânia.
“Além do sentido religioso, essa festa tem um impacto econômico muito forte. Os romeiros estão sendo bem recebidos e isso beneficia todos, desde comerciantes locais até o setor hoteleiro”, afirmou.
Entre os legados da Romaria 2025 está a inauguração do Viaduto Ronaldo Ramos Caiado Filho. Outro marco foi a instalação do Vox Patris, o maior sino de badalo do mundo, agora patrimônio da Basílica.
A chegada do sino, celebrada em 1º de julho, foi oficialmente incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. “A Assembleia Legislativa aprovou a Lei com muito orgulho, e ela foi sancionada pelo governador Caiado”, afirmou o presidente da Alego, Bruno Peixoto.
Prefeito de Trindade Marden Júnior, fez questão de destacar que essa Romaria do Divino Pai Eterno, superou todas as expectativas e que teve recorde absoluto na presença de romeiros desde o primeiro dia do evento, com destaque em pontos importantes como segurança e limpeza urbana.

Missa de encerramento:
No fim da tarde, deste domingo às 17h30, a Procissão Luminosa parte da Igreja Matriz em direção à Praça do Santuário Basílica, onde acontece a Missa de Encerramento e a tradicional queima de fogos. O Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, preside a celebração, encerrando com o toque final do sino Vox Patris, às 18h.
A devoção ao Divino Pai Eterno começou em 1840, quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade. O fato originou a tradição que, até hoje, atrai milhões de peregrinos a Trindade, cidade reconhecida como Capital da Fé de Goiás.
Balanço final da Romaria do Divino Pai Eterno 2025 nesta segunda-feira:
A Central de Gestão Integrada da Romaria do Divino Pai Eterno 2025 realiza nesta segunda-feira (07/07), às 9h, a coletiva de imprensa oficial de encerramento da Romaria. O encontro acontece na sede da Central, ao lado do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, e reunirá representantes da Prefeitura, da Igreja Católica, do Governo de Goiás e das Forças de Segurança.
Durante a coletiva, serão apresentados os dados finais sobre público, atendimentos de saúde, operações de segurança, fiscalização e ações de apoio aos romeiros, consolidando o balanço da maior festa religiosa do Centro-Oeste.
O prefeito Marden destacou que o momento é importante para prestar contas à população e reconhecer o trabalho das equipes envolvidas.
“É uma Romaria histórica, que mostrou a força da fé e também o compromisso de todas as instituições com a organização e o acolhimento. Essa transparência reforça nossa responsabilidade de cuidar bem de cada pessoa que passou por Trindade”, afirmou.
A Central de Gestão Integrada é composta por representantes da Prefeitura de Trindade, da Igreja Católica e das Forcas de Segurança.
Ricardo Lima / Fontes: Redação “O Hoje”, Diário da Manhã e Secom Trindade.