Uso da tecnologia para garantir a segurança dos Romeiros é um dos destaques da Romaria 2025
Segundo o prefeito, a integração entre a Prefeitura de Trindade, o Governo de Goiás, as forças de segurança estaduais e a Igreja Católica foi fundamental para garantir tranquilidade aos fiéis. “Tudo foi feito a quatro mãos. A prefeitura, a polícia, a igreja – todos se organizaram com câmeras, sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas. Os números mostram que houve uma redução de 60% nas ocorrências em relação ao ano passado”, afirmou Marden.

O gestor também celebrou o crescimento do público. “Já temos 20% a mais de visitantes que em 2024. A estrutura montada oferece uma romaria mais segura, mais organizada, mais limpa e mais acolhedora. Estamos fazendo história com a maior romaria de todos os tempos”, disse.
Vox Patris:
Maior destaque da edição deste ano é o Vox Patris, maior sino que badala do mundo. Inaugurado na semana passada, o sino já se tornou a grande atração da romaria. “O Vox Patris superou todas as expectativas. Foi destaque não apenas na mídia religiosa, mas também na mídia secular. Milhares de pessoas visitaram o local só neste primeiro fim de semana. Acreditamos que esse número pode triplicar até o fim da festa”, relatou o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio.

Este ano, a romaria tem como tema central a esperança. De acordo com o prefeito, esse espírito se reflete nos rostos de quem chega à cidade, muitas vezes após longas caminhadas, em caravanas ou mesmo de bicicleta, como é tradição.

“O que vemos são pessoas que vêm celebrar a fé, renovar suas esperanças, agradecer por bênçãos recebidas e buscar alento espiritual em tempos difíceis. A romaria deste ano é, mais do que nunca, um símbolo de resistência, fé e comunhão”, concluiu Marden.
Trindade mais segura:
A segurança, tema recorrente em eventos que reúnem multidões, tem se mostrado um dos pilares da romaria este ano. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e demais órgãos atuam em conjunto com o efetivo da Guarda Civil Municipal. As imagens captadas pelas dezenas de câmeras espalhadas pela cidade e no entorno da Basílica são monitoradas em tempo real com o apoio de um software de inteligência artificial.

De acordo com o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Major Antônio Barnabé Júnior, ao menos seis foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio da vigilância por meio das câmeras. “Temos o banco de dados dos foragidos e, dessa forma, quando esses criminosos passam por essas câmeras ou suas imagens são capturadas pelos drones, soa um alarme na nossa central e uma viatura que está na rua realiza a abordagem e recaptura o foragido”, diz.

Titular da 16ª Delegacia Regional de Polícia, Silvana Nunes reforça que o trabalho tem sido feito de forma integrada com as demais forças de segurança, socorro e trânsito. “O Estado de Goiás pode exportar para todo o país como se organizar uma festa com contingente de milhões de pessoas com índices diminuindo em contrapartida os índices de crime”.

Alta demanda espiritual e estrutura ampliada:
Reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, o padre Marco Aurélio diz que houve um aumento da busca dos fiéis pelo sacramento da confissão. “Temos mais de 25 religiosos por turno atendendo nos confessionários, das 5h às 21h. A demanda é tão grande que estamos trazendo mais padres redentoristas e religiosos de outras regiões. É o coração da romaria, esse momento de reconciliação e intimidade com o Pai”, afirmou.

Para atender essa necessidade, a Igreja ampliou a operação do Santuário, garantindo mais estrutura física, melhor acolhimento e a presença constante de voluntários e servidores.
Reconhecimento internacional:
Um dos anúncios mais relevantes da coletiva foi a participação oficial da Igreja de Trindade no Congresso Internacional da Paternidade de Deus, que ocorrerá em Nova York entre os dias 1º e 4 de agosto. O evento reunirá cardeais e bispos de vários países e terá uma apresentação especial sobre a Romaria do Divino Pai Eterno.

“Fomos convidados por bispos dos Estados Unidos para apresentar essa devoção única no mundo. Vamos falar durante uma hora e meia sobre a nossa experiência, nosso povo e nossa fé. O objetivo é que a Festa do Divino Pai Eterno passe a integrar o calendário litúrgico da Igreja Católica em nível mundial”, afirmou padre Marco Aurélio. “Se temos a festa de Jesus, do Espírito Santo, por que não do Pai Eterno?”
Ricardo Lima / Fonte: Redação – Jornal “Opção”.