O Vila Nova estreou com derrota na Série B. Na tarde deste sábado (5), a equipe colorada enfrentou o Coritiba no Couto Pereira e acabou sendo derrotado por 1 a 0. O gol foi marcado por Josué, de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo, decretando os três pontos para os donos da casa. O time colorado retorna para Goiânia sem pontos na mala. Veja como foi o jogo.
O jogo
Jogando em casa o Coritiba começou pressionando o Vila Nova em seu campo. Ronier mandou na área e Alex Silva quase marcou em cabeceio. O coxa branca seguiu melhor no jogo e mais uma vez Alex Silva de cabeça quase fez, dessa vez o cruzamento veio de Josué. Nas poucas idas ao ataque, o Vila Nova também não mostrou efetividade. Gabriel Silva teve a primeira, mas mandou para longe do gol.
A partida encontrou um equilíbrio, mas o Coritiba chegando com as melhores chances. Ronier cruzou e Gustavo Coutinho girou a bateu forte, para Halls espalmar para fora. Josué mandou na área e Nicolas Careca teve a chance, que desperdiçou mandando para cima do gol. O Vila Nova antes do intervalo também mostrou ofensividade. Elias finalizou e passou próximo ao gol de Pedro Rangel, que na segunda vez, apenas acompanhou outro chute, dessa vez menos perigoso de Elias. O auxiliar do Coritiba ainda foi expulso no primeiro tempo por reclamação.
Na volta do intervalo, sem alterações nas equipes. Ronier tentou cavar um pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Novamente o atacante foi ao ataque e de longe finalizou, passando próximo ao gol de Halls. Os treinadores fizeram mudanças, mas o Coritiba seguiu na pressão. Novamente Ronier começou a jogada e mandou na área buscando Coutinho. A defesa colorada desviou e Alex Silva buscou a finalização, mas ergueu demais o pé e o árbitro marcou falta de ataque.
Dellatorre sofreu uma falta perigosa próximo da área, mas Josué na cobrança mandou para cima do gol. A partida seguiu com o Coritiba pressionando, até que nos acréscimos Geovane chutou e bateu no braço de Tiago Pagnussat. O VAR foi acionado e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Josué bateu sem chances para Halls, dando a vitória ao Coritiba.
Rafael Lacerda afirma que falta de poder ofensivo não se deve apenas aos atacantes e explica mudanças:

O Vila Nova não começou bem a sua jornada a Série-B do Campeonato Brasileiro. O Tigre foi até o estádio Couto Pereira, na tarde deste sábado (5), e foi derrotado por 1×0, gol nos acréscimos marcado de penalti pelo meia Josué. O time de Rafael Lacerda começa o torneio sem nenhum ponto.
Durante a partida, o Vila Nova não conseguiu demonstrar o mesmo do segundo tempo diante do Anápolis. Sem acertar nenhuma finalização em direção ao gol do Coritiba, o Tigre foi penalizado com um gol nos acréscimos, após pênalti marcado para o Coritiba.
“Foi coletivo. É muito fácil a gente falar que faltou dos atacantes. Quando a gente se defende muito bem, os atacantes começam a marcar lá em cima. Na minha opinião, o Todinho fez um bom jogo por dentro, o Igor Henrique também e a gente não pode creditar só neles, pois a bola precisa chegar neles também. São coisas que precisamos e vamos melhorar. A competição é extremamente difícil, mas quando não produzimos ofensivamente, não podemos creditar só aos atacantes, é o coletivo e como a bola vai chegar até eles”, disse Rafael Lacerda após o jogo.
Neste jogo, Rafael Lacerda apresentou novidades na escalação, como as presenças de Walisson Maia, Paulinho e Gabriel Silva. Além disso, o treinador optou por manter Gabriel Poveda novamente no banco de reservas.
“Opção do treinador (escalação). Não temos apenas 11 jogadores, produzimos durante o estadual e o Vila foi o time que mais utilizou atletas. Não há rodagem neste momento e quem entrou foi porque mereceu a oportunidade. Todos são importantes, mas temos que tomar decisões. Foi escolhas que fizemos pensando no adversário”, completou Rafael Lacerda.
Ficha Técnica: Coritiba 1 x 0 Vila Nova Futebol CLube
Local – Estádio Couto Pereira (Curitiba).
Árbitro :Lucas Canetto Bellote (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Leandra Aires Cossette (SP)
Quarto árbitro: Kleber Ariel Gonçalves Silva (PR)
Árbitro de Vídeo (VAR): Thiago Duarte Peixoto (SP)
Coritiba: Pedro Rangel; Alex Silva, Guilherme Aquino, Bruno Melo e Zeca; Machado (Geovane), Sebastián Gómez e Josué; Nicolas Careca, Lucas Ronier e Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart.
Vila Nova: Halls; Elias, Walisson Maia, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira, Igor Henrique (Facundo Labandeira), Jean Mota (Diego Torres) e Paulinho (Ralf); Júnior Todinho (Gabriel Poveda) e Gabriel Silva (Ruan Ribeiro). Técnico: Rafael Lacerda.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “10centralizados”.