Com o tema “Rádio e Mudanças Climáticas”, a data celebra o impacto social e a capacidade de adaptação do rádio no mundo moderno
Como um dos meios mais acessíveis e democráticos, o rádio chega até as regiões mais remotas, desempenhando um papel importante em situações de emergência e desastres naturais, além de ser uma fonte confiável de informação, especialmente para comunidades vulneráveis. No Brasil, sua trajetória conta com pioneiros como Edgard Roquette-Pinto, que o utilizou como ferramenta educacional e cultural, definindo-o como “a escola dos que não tinham escola”.
Apesar do avanço da tecnologia e da popularização da internet, o rádio segue relevante, se reinventando por meio de plataformas digitais como podcasts e transmissões via streaming, mantendo uma audiência fiel. No Brasil, cerca de 79% da população ainda consome o meio regularmente, seja de forma tradicional ou digital.
Este ano, o tema escolhido pela UNESCO é “Rádio e Mudanças Climáticas”, destacando a capacidade do meio de conscientizar e mobilizar a sociedade em relação a questões ambientais urgentes. Em tempos de crise climática global, o rádio se revela indispensável para alertar sobre desastres iminentes e promover práticas sustentáveis.
Dia Mundial do Rádio: o companheiro que nunca sai do ar:
O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de fevereiro. Com mais de 100 anos de história, o rádio foi desafiado pelo avanço tecnológico a se reinventar. E tem feito isso diariamente. Em 2024, uma pesquisa da Kantar Ibope Media apontou que o rádio é ouvido por 79% da população brasileira, que diariamente acompanha, em média, três horas e 55 minutos de programação radiofônica. Essa proximidade é, talvez, a maior força do rádio.
Por que o Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro?
Dia Mundial do Rádio é celebrado desde 2011 e relembra um dos grandes momentos do meio de comunicação na história da humanidade.

O Dia Mundial do Rádio é comemorado nesta quinta-feira (13) e o tema das celebrações deste ano é “Rádio e Mudanças Climáticas”.Em meio aos desastres naturais sem precedentes e à crise climática que o planeta vem atravessando, o aparelho, inventado pelo italiano Guglielmo Marconi, em 1896, se torna um meio de comunicação ainda mais importante e necessário.
“O rádio também é um meio indispensável no alerta sobre as questões ambientais e mudanças climáticas, tema justamente do Dia Mundial do Rádio. Ele tem a capacidade de chegar a toda a população, independentemente de eletricidade ou internet, sobretudo junto às comunidades mais afastadas do nosso país, que tem dimensões continentais. Quando os desastres naturais acontecem, o rádio é a principal fonte de informação. Ele é considerado um meio confiável, que transmite informações seguras, incentiva ações sustentáveis e dá voz às comunidades”, afirma o diretor-geral da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Cristiano Lobato Flôres.
Por que o Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro?
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro, porque foi neste dia, em 1946, que foi feita a primeira transmissão de rádio pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1946. A data comemorativa foi criada pela Unesco, em 2011.
Ricardo Lima / Fontes: Redações: “O Hoje’, Site Senado, A Cidade.on”