2024 o ano em que a gestão melhor se comunicou com a população trindadense
Toda boa gestão pública, tem que ter uma comunicação que saiba repassar para a população as ações e os atos tanto do prefeito, quanto dos secretários. Todos nós já ouvimos uma frase antiga “A propaganda é a alma do negócio”.
Uma deficiência que eu vi nos primeiros anos da gestão Marden Júnior, foi a falta de comunicação da Secom com a população de Trindade. Serviços eram executados, secretários atendiam as demandas do executivo, obras eram iniciadas, obras eram concluídas, mutirões movimentavam a cidade com a presença de todas as secretarias e a participação maciça da população, que resolvia em um único dia e espaço todos os seus problemas e pouco se divulgava essas ações.
O esforço das secretarias e dos secretários era recompensado pela execução do trabalho executado, tendo como grande benefício a satisfação da população. O interessante dessas ações é que no outro dia pouco se divulgava nas redes sociais da prefeitura o resultado dessas ações e o bom trabalho realizado não tinham a repercussão que deveriam ter. Enfim a “Comunicação não Comunicava” e a impressão que se tinha é que o executivo não atendia a população.
Neste ano de 2024, a política de se divulgar os atos da prefeitura deu um guinada de 180º graus, isso mesmo 180º graus (se a guinada for de 360º graus, volta ao mesmo lugar), com praticamente todas as pastas da gestão tendo pelo menos uma ação/notícia para apresentar à população.
Quem faz uso das redes sociais em Trindade, como: WhatsApp, Facebook, Instagram e YouTube, já percebeu que, neste ano, todos os dias no mínimo, o cidadão trindadense recebe, no mínimo, cerca de 3 notícias diferentes das secretarias de Trindade e todas essas informações são carregadas de detalhes que deixam a população bem informada sobre o que acontece na ‘Capital da Fé”.
As notícias seguem um padrão jornalístico que facilitam a compreensão de quem está recebendo aquela informação e que apresentam os 5 critérios de uma boa notícia, que são: Quem, Quando, Como, Onde e Porque. A leitura é rápida e passa com precisão o que foi feito pelo executivo e pelas secretarias. O padrão segue a linha editorial de grandes jornais com: Manchete, Lide e no máximo 3 parágrafos, isso, tudo, pra facilitar a leitura do receptor daquela informação.
Esse novo modelo de apresentar as notícias da Gestão Marden Júnior, tem um personagem que vem fazendo essa revolução na comunicação de Trindade. Claro que tenho que falar do jornalista Paulo Afonso, profundo conhecedor da política da nossa cidade, antenado com tudo que está acontecendo, no executivo, no judiciário e no legislativo da nossa cidade e que tem o dom da comunicação, com um português bem falado e bem escrito.
Aliás, como temos comunicadores, aqui na nossa cidade, que mal falam e escrevem a nossa língua pátria, não é verdade?
Em um passado não muito distante, a gente não tinha como saber o que acontecia dentro da cidade, muitas das obras e ações do executivo só eram reveladas quando estavam prontas. Hoje essa realidade mudou. Não se passa um dia sequer que eu como “formador de opinião” não receba através do jornalista Paulo Afonso as ações da prefeitura. Fico tão bem informado que nem preciso repassar essas notícias para as minhas redes sociais, isso porque o “clipping” da matéria já foi feito pelo próprio Paulo Afonso.
O jornalista Paulo Afonso, mudou a forma de se fazer comunicação em Trindade e que em 2025 e claro nos próximos anos a Prefeitura de Trindade, continue com esse modelo de comunicação eficaz e que outros “Paulos”, façam esse belíssimo trabalho de comunicação.
Pra finalizar, observo que o “SITE da PREFEITURA DE TRINDADE”, não vem sendo atualizado com os atos da Gestão, as vezes o mesmo fica sem receber atualizações por mais de 10 dias. E o site da qualquer prefeitura é a principal fonte de informação tanto para a população, quanto para os meios de comunicação que querem saber as informações da nossa cidade. A sugestão é simples, publiquem no SITE as informações que o jornalista Paulo Afonso, publica todos os dias nas Redes Sociais.
Comunicação: É a capacidade de transmitir uma mensagem e seu objetivo é partilhar uma ideia, a fim de tornar uma informação comum para uma ou mais pessoas.
Ricardo Lima.