Os times goianos vão em busca de conquistar as duas últimas vagas na Série A
O Campeonato Brasileiro Série B está a uma rodada do fim. Com grande competitividade, o torneio chega na reta final com duas vagas de acesso disponíveis. Vitória e Criciúma já se garantiram, de forma antecipada, na Série A, e as duas vagas restantes, são disputadas por seis times: Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Sport, Novorizontino e Mirassol. Apenas dois pontos separam o terceiro colocado, Juventude, com 62, do oitavo, Sport, com 60 pontos.
Após perder posições, e ficar fora do G4 por algumas rodadas, o Vila Nova voltou para o grupo de classificação depois da vitória contra o Ceará, na última rodada. O Colorado está em quarto lugar, com 61 pontos e na próxima partida enfrenta o ABC, que já está rebaixado. Para subir, precisa apenas vencer o último jogo, e não depende dos outros resultados. Já em caso de empate ou derrota, precisa que Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport percam.
O Tigre que já teve 6% de chances de subir, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, conseguiu se manter na competição, e agora possui 44,9% de possibilidades de conquistar o acesso.
Já o Atlético Goianiense esteve com o pé na primeira divisão no último jogo, o time precisava de apenas uma vitória para subir, mas em atuação abaixo do esperado, a equipe foi goleada pelo Mirassol e viu sua situação se complicar. O Dragão já chegou a ser o vice-líder do campeonato, e ter 92% de chances de subir, segundo a UFMG, mas a péssima sequência, com dois empates e duas derrotas, empurrou a equipe para fora do G4. Após o último revés, a equipe está em quinto lugar, com 61 pontos, e disputa vaga com o rival, Vila Nova e o Juventude.
A nova realidade do Atlético é complicada, para subir, a equipe precisa vencer o próximo jogo, contra o Guarani, neste sábado (25), no Estádio Antônio Accioly. Além disso, depende de outros resultados, e precisa que o terceiro e o quarto colocados, Juventude e Vila Nova, percam ou empatem os jogos. Agora o time tem 29% de chances de subir.
Ricardo Lima / Fonte: Ana Clara de Assis Praxedes – Jornal “O Hoje”.