No encontro, o religioso apresentou ao pontífice o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de sua trajetória e destacou a celebração dos 75 anos da Vila São Cottolengo, comemorados em 11 de fevereiro de 2026.
Também foi mencionada a possibilidade de o Papa visitar Trindade, caso confirme presença em Goiânia para o 19º Congresso Eucarístico Nacional, previsto para ocorrer entre 3 e 7 de setembro de 2027. O convite oficial ao pontífice foi feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Se a visita se concretizar, Leão XIV será o primeiro papa a ir a Trindade. Até hoje, o único pontífice que esteve em Goiás foi João Paulo II, que visitou Goiânia em 1991, durante sua segunda viagem apostólica ao Brasil.
Fundada e administrada pelos Missionários Redentoristas, em parceria com as Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Vila São Cottolengo é vinculada à Arquidiocese de Goiânia. A instituição é reconhecida pela assistência integral a pessoas com diferentes tipos de deficiência, consolidando-se como referência em cuidado à saúde em Goiás e na região Centro-Oeste.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “Diário de Goiás”

