Por Ricardo Lima
Publicado em 26/09/2025
Na noite desta quinta-feira, 25 de setembro, a Câmara Municipal de Trindade promoveu uma emocionante homenagem ao Trindade Atlético Clube (TACÃO), que completou 70 anos de história dedicados ao esporte, à cultura e à paixão da torcida trindadense. A iniciativa partiu do Presidente da Câmara, Maurinho de Paula, que sempre enxergou no TACÃO uma atividade de entretenimento que movimenta a cidade e fortalece o sentimento de pertencimento nos campeonatos que o time disputa.
Durante a sessão solene, realizada no plenário da Casa Legislativa, ex-jogadores, dirigentes, torcedores, patrocinadores e autoridades locais marcaram presença para celebrar as sete décadas de existência do clube, que é símbolo de tradição e resistência no futebol goiano.
Para o Presidente da Câmara Maurinho de Paula, homenagear o TACÃO é valorizar um patrimônio da cidade. “O Trindade Atlético Clube, nosso querido Tacão, não é apenas um time de futebol. Ele representa a paixão de um povo, movimenta nossa economia durante os campeonatos e oferece lazer, identidade e orgulho para a população. Nada mais justo que celebrar sua trajetória com o reconhecimento do poder legislativo”, destacou.
O Deputado Estadual Cristiano Galindo, também participou da solenidade e, mais uma vez, reforçou o compromisso com o clube. “Esse ano não deu, passamos bem perto, mas ano que vem o Tacão volta a disputar o Campeonato Goiano da 1ª divisão”, afirmou, sendo bastante aplaudido pelos presentes. O deputado tem sido uma das vozes mais atuantes na defesa de investimentos e incentivos para o retorno do TACÃO à elite do futebol goiano.
Outro destaque da noite foi o Deputado Federal Daniel Agrobom, que além de representar a bancada goiana em Brasília, também foi um dos patrocinadores do clube na temporada 2025. Em seu discurso, transmitiu otimismo à torcida trindadense e confirmou que a Agrobom seguirá como patrocinadora master do time em 2026. “Meu exemplo sirva de incentivo às outras empresas, para que continuem acreditando e investindo no Tacão no próximo ano”, declarou, arrancando aplausos e palavras de apoio dos presentes.
Quem também emocionou os convidados foi o Prefeito Marden Júnior. Com uma relação afetiva e histórica com o clube, onde já atuou como atleta na posição de goleiro, o prefeito relembrou momentos marcantes de bastidores e arrancou sorrisos da plateia ao contar histórias pouco conhecidas do grande público. Fez ainda questão de nominar todos os ex-presidentes do clube, vivos e falecidos, reconhecendo o esforço e a dedicação de cada um deles em manter viva a chama do futebol trindadense.
Durante seu discurso, Marden Júnior anunciou uma grande novidade, até o final do seu mandato, pretende entregar o tão sonhado Estádio Municipal de Trindade. A nova arena será construída no Parque Lara Guimarães, com capacidade prevista para 15 mil torcedores, sendo inaugurada inicialmente com estrutura para 6 mil pessoas. A promessa foi recebida com entusiasmo pela comunidade esportiva local.
Um momento especial para este jornalista e titular desse BLOG foi o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos como comunicador esportivo, divulgando as campanhas do TACÃO não só no profissional, mas também nas categorias de base, através da Rádio Difusora Goiânia 95.5 FM e de outras emissoras por onde passamos. Sempre digo, o Tacão, por estar na cidade que escolhi para viver e criar minha família, é o meu time do coração. As outras paixões futebolísticas vêm em segundo plano.
Fundado em 1955, o Trindade Atlético Clube é um dos clubes mais tradicionais do interior de Goiás, sendo símbolo de resistência, amor ao esporte e identidade cultural. Com sete décadas de história, o TACÃO continua sendo uma referência para novas gerações e uma ponte entre passado, presente e futuro do futebol goiano.
A homenagem prestada pela Câmara Municipal reforça o papel do TACÃO não só nos campos, mas também como agente de transformação social e cultural de Trindade.
Parabéns ao Trindade Atlético Clube pelos seus 70 anos! Que venham muitas outras conquistas dentro e fora dos gramados.
Ricardo Lima.