O OBA será o palco do maior clássico do futebol goiano neste sábado
O Vila Nova recebe o Goiás no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga pela rodada de número 22 do Campeonato Brasileiro Série B. A bola vai rolar a partir das 18h30, horário de Brasília. A princípio, o torcedor vilanovense tem motivos para ficar otimista frente aos resultados recentes do Derby do Cerrado.
O histórico do confronto é vasto, assim como a vantagem esmeraldina. No total, o clássico já foi disputado em 331 ocasiões, com 153 vitórias para o lado do Goiás, 87 para o Tigre, além de 91 empates. O retrospecto total é extremamente favorável para o Verdão, tanto em triunfos, quanto em gols: 484, contra 347, ambas as equipes possuem um número elevado de redes balançadas, uma média maior do que um gol por jogo.
Apesar da ampla vantagem histórica, o Goiás não vence o Vila Nova desde janeiro de 2023, em um confronto do Campeonato Goiano. Na ocasião, o Verdão superou o Tigre por 1 a 0, com gol de Felipe. Na época, o Vila era comandado por Claudinei Oliveira, e o Goiás por Guto Ferreira.
Desde então, as equipes se enfrentaram outras nove vezes, e o esmeraldino não passou do empate contra o rival. São cinco vitórias a favor do Vila Nova, e quatro empates, os últimos dois foram resultados de um ponto para cada, 0 a 0, e 2 a 2. Este segundo foi o placar do embate mais recente, em abril deste ano de 2025. Em duelo no Estádio Hailé Pinheiro, Arthur Caíke e Messias marcaram a favor do Goiás, do outro lado, Labandeira e Arilson garantiram o empate para o Tigrão.
Além disso, fazendo um recorte no clássico e analisando os duelos em que o Vila Nova era mandante (como na próxima rodada), o jogo vira e a vantagem vai para o Colorado. Em 160 partidas, o Vila venceu 68, perdeu 46 e empatou os mesmos 46 confrontos. No quesito gols, naturalmente o Tigre balançou a rede mais vezes em casa, 20, contra 13.
Retrospecto Geral:
Total de confrontos: 331
Vitórias do Goiás: 153
Vitórias do Vila Nova: 87
Empates: 91
Gols: Goiás 484, Vila 347
Recorte Recente:
Última vitória do Goiás: jan/2023, por 1 a 0 (Campeonato Goiano)
Desde então: 9 jogos sem vencer (5 vitórias do Vila, 4 empates)
Último duelo: 2 a 2 em abril/2025 (gols de Arthur Caíke e Messias para o Goiás; Labandeira e Arilson para o Vila)
Mando de Campo do Vila Nova:
160 jogos com o Vila como mandante:
Vitórias do Vila: 68
Vitórias do Goiás: 46
Empates: 46
Ricardo Lima / Fonte: “O Hoje”.