Próxima edição do estadual contará com retorno de time tradicional e estreia de equipe na elite
Os 12 clubes participantes do Campeonato Goiano de 2026 estão definidos. Com a confirmação dos acessos de Anapolina e Cemtro-Oeste neste domingo (27), a elite goiana já conhece os seus 12 participantes.
A Rubra retorna à primeira divisão após cinco anos na Divisão de Acesso. A Xata finalmente conquistou a vaga na Primeira Divisão após bater na trave por três edições consecutivas. A confirmação veio com a vitória por 1 a 0 sobre o Tupy de Jussara, no Estádio Geraldão.
Já o time de Nerópolis será estreante na próxima edição. Fundado em 2009, o Centro-Oeste só se profissionalizou em 2022 e teve uma rápida ascensão à elite. O clube será o primeiro representante da história da cidade na Primeira Divisão do Campeonato Goiano. A vaga foi garantida com a vitória por 2 a 1 sobre o Trindade, no Estádio Jaime Guerra.

Agora, a briga é pelo título da Divisão de Acesso:
Com isso, a 13ª e penúltima rodada da Divisão de Acesso terminou com a Anapolina na liderança, com 27 pontos, e o Centro-Oeste em segundo, com 24. Ambos, já com o acesso garantido, se enfrentam na última rodada, no Jonas Duarte, na disputa pelo título. O Rio Verde aparece em terceiro, com 21 pontos. Mesmo que vença o Iporá no Ferreirão e iguale os 24 pontos da equipe de Nerópolis, perde no critério de vitórias (sete contra cinco).
Por outro lado, Goianésia e Goiânia foram rebaixados da Primeira Divisão e vão disputar a Divisão de Acesso na próxima temporada. Dessa forma, o Campeonato Goiano de 2026 tem suas 12 equipes definidas. Confira os clubes participantes:
- Abecat Ouvidorense
- Anápolis
- Anapolina
- Aparecidense
- Atlético-GO
- Centro-Oeste
- Crac
- Goiás
- Goiatuba
- Inhumas
- Jataiense
- Vila Nova
Em 2026, a elite estadual terá três representantes da capital, três da Grande Goiânia, dois de Anápolis, três da região Sul e um da região Sudoeste.
Ricardo Lima / Fonte: Davih Lacerda – Jornal O Hoje.