Chegou ao fim a segunda passagem de Jair Ventura no comando técnico do Goiás. O mau momento, o desempenho ruim e os resultados recentes (mesmo com a classificação para a final da Copa Verde), fizeram com que a diretoria pensasse em sua continuidade no clube. Segundo informações, os valores da rescisão podem chegar a 1 milhão e 200 mil reais. Vagner Mancini é o novo técnico do Goiás.
Primeira passagem no Goiás:
O treinador chegou ao Goiás após a demissão de Bruno Pivetti, juntamente com Gláuber Ramos após a primeira rodada da Série A, em 2022. Jair Ventura na ocasião fez com que o clube esmeraldino permanecesse na elite nacional, terminando em 13º lugar, com uma vaga para a Copa Sul-Americana.
Em 2022, o treinador comandou o time esmeraldino em 42 oportunidades conquistando 12 vitórias, 14 empates e 16 derrotas.
Passagem no rival:
Em 2023, Jair Ventura pelo Atlético Goianiense conquistou um acesso à primeira divisão, terminando em 4º lugar da Série B. No ano seguinte, se sagrou campeão goiano pelo rubro-negro.
Segunda passagem no Goiás:
Chegou no final de 2024, após saída de Vagner Mancini. Com o título goiano como principal objetivo esmeraldino no primeiro semestre, acabou parando na eliminação para o Vila Nova nas semifinais. O baixo desempenho do clube e os resultados ruins dos últimos jogos, fez com que chegasse o fim da linha para o comandante.
Nem mesmo a classificação para a final da Copa Verde fez com que o treinador permanecesse no cargo. Jair Ventura deixa o Goiás em sua segunda passagem tendo realizado 19 jogos, conquistando 7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas (três nos clássicos para Atlético Goianiense e Vila Nova). Juntamente com ele, também deixam o clube, seu auxiliar Emílio Faro e o analista de desempenho Antônio Macedo.
Com sua saída, o Goiás pode desembolsar 1 milhão e 200 mil reais pela rescisão de seu contrato, que iria até final da temporada. Esse valor será dividido em suaves parcelas mensais.
Vagner Mancini está de volta:
O substituto já está definido. Vagner Mancini, que comandou o Goiás durante a Série B do Campeonato Brasileiro em 2023, aceitou a proposta do clube e aguarda apenas a conclusão de detalhes burocráticos para ser anunciado oficialmente.
Uma das exigências de Vagner Mancini para retornar ao Goiás foi a inclusão de uma cláusula no contrato que prevê a renovação automática em caso de acesso à Série A. A diretoria aceitou a condição, e o treinador deve ser oficializado o mais rápido possível.
Com 58 anos, Mancini estava sem clube desde que deixou o Goiás no fim da temporada passada, justamente para a chegada de Jair Ventura. Sua reestreia está prevista para 4 de abril, às 19h, quando o Goiás enfrenta o Amazonas, no Estádio Hailé Pinheiro, pela primeira rodada da Série B.
A próxima partida do Goiás acontece no dia 4 de abril (sexta-feira), quando estreia na Série B de 2025. O adversário em questão se trata do Amazonas. O jogo ainda não tem horário definido, mas acontecerá no estádio Hailé Pinheiro.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “10centralizados”.