– A solicitação nesses casos é feita pela Polícia Civil. Coube ao clube apenas autorizar o pouso, como já autorizamos em outras situações. Muitas vezes não nos é passada a informação sobre quem receberá o órgão. O importante é salvar as vidas. Estamos à disposição – disse ao Metrópoles.
Schillit enfatizou a relevância de Faustão, mas garantiu que outras pessoas já foram beneficiadas.
– Já tiveram outras ocasiões em que [o auxílio] foi solicitado, e a Portuguesa sempre está com as portas abertas. O Faustão é uma pessoa bem relevante, mas já atendemos outras pessoas que sequer conhecemos. O importante é salvar as vidas – declarou o presidente.
O apresentador ocupava o segundo lugar na fila de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Ainda na madrugada de domingo, a Central ofereceu um coração à equipe transplantadora de Fausto, que aceitou a oferta do órgão após avaliação de compatibilidade.
Por meio do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, 12 pacientes atendiam aos requisitos. Desse total, quatro estavam priorizados; Faustão ocupava a segunda posição nesta seleção.
Faustão recebe coração novo ‘com sucesso’ e passa por adaptação:
– A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e meia – afirmou o hospital em comunicado à imprensa.
– O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição – explica a nota assinada pelos médicos Fernando Bacal (cardiologista), Fábio Gaiotto (cirurgião) e Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico).
Faustão estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Albert Einstein desde o último dia 5 para tratar uma insuficiência cardíaca. Ele também estava fazendo diálise e entrou na fila do transplante para receber um novo coração.
O hospital relatou que foi informado na madrugada deste domingo pela Central de Transplante do Estado de São Paulo de que havia um órgão disponível. A partir daí, uma série de testes foram iniciados para saber se havia compatibilidade do coração com Faustão, de 73 anos. Com a confirmação, a cirurgia foi providenciada.
Ricardo Lima / Fonte: Monique Mello e Marcos Melo – Pleno News.