Aproveitamento atual do Galo em casa é de apenas 44%, o mesmo da sua pior campanha
A Arena MRV chegou ao Atlético-MG, após três anos e quatro meses de espera desde a primeira movimentação de terra na obra. É o grande impulso extracampo que o Galo terá para melhorar sua campanha no Campeonato Brasileiro, principalmente no desempenho de mandante.
Galo vai ter 10 jogos como mandante no returno do Brasileirão.
O time de Luiz Felipe Scolari fechou o primeiro turno da Série A com apenas 12 pontos conquistados em nove jogos realizados em Belo Horizonte, aproveitamento de 44%. É este rendimento que envolve a pior campanha da história do Galo, como mandante, na história dos pontos corridos de 20 clubes – 25 pontos em 2017.
Os desempenhos em casa do Atlético sempre foram um ponto forte no Brasileiro. Entretanto, no ano passado, já sofreu, tendo feito apenas 29 pontos (a terceira pior). Quando precisou jogar na Arena do Jacaré, o Galo chegou a ter números baixos – 2010 e 2011.
Arena MRV será a nova casa de jogos do Atlético-MG a partir do jogo contra o Santos. Foto: Pedro Souza/CAM.
Mas, com a volta do Mineirão e, principalmente, a ida ao Independência, o time chegou a bater mais de 45 pontos em três edições – 2012, 2020 e 2021, respectivamente vice, terceiro e campeão. É a grande promessa do novo estádio é: trazer pontos na tabela para um time que oscila no campeonato, tendo apenas 27 pontos em 20 rodadas.
O Atlético fará mais 10 jogos em casa, a contar do duelo com o Santos neste domingo, o jogo oficial de inauguração da Arena MRV. Os ingressos foram esgotados em menos de uma hora de venda, e haverá cerca de 30 mil torcedores na nova casa, que comporta 45 mil, mas precisa de avanços em obras viárias, bem como autorizações da PBH, para abrir as portas em sua lotação máxima.
Será preciso também aguardar o desenrolar do calendário para saber se o Atlético conseguirá manter a Arena MRV como palco de todos os seus jogos. O show do Paul McCartney, por exemplo, foi ajustado para dezembro justamente no intuito de não impactar a agenda de partidas do Galo.
Os adversários do Galo em casa são: Santos, Botafogo, Cuiabá, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio e São Paulo.
Ao longo dessa temporada 2023, o Atlético realizou 23 jogos de mandante, entre Horto e o Mineirão. Levou aos campos um total de 751.990 torcedores, o que representa uma média de público (pagante e não pagante) em 32.695. A arrecadação de bilheteria bruta foi de R$ 32.892.538,55.
Quanto custou a Arena MRV? E quanto vai faturar? Veja as principais cifras do novo estádio do Atlético-MG:
Novo estádio do Galo será inaugurado neste domingo em duelo contra o Santos
Após mais de três anos de obras e R$ 1 bilhão de custos, a Arena MRV está pronta para começar a faturar. A inauguração do novo estádio do Atlético-MG será neste domingo (27), contra o Santos, pela 21ª rodada do Brasileirão.
Mas, afinal, como o custo total superou a casa do bilhão? O que o Galo espera da arena em termos financeiros?
Como a Arena MRV custou mais de R$ 1 bilhão?
Na manhã da última segunda-feira, o CEO do Atlético e da própria Arena MRV, Bruno Muzzi apresentou “a evolução dos custos da Arena MRV”. Em 2018, o preço original do projeto era de R$ 410 milhões e atingiu R$ 746 milhões em agosto de 2023.
Com os R$ 335 milhões das contrapartidas, o preço total do empreendimento chega a quase R$ 1,1 bilhão.
Os índices de inflação – principalmente o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) já corrigiu naturalmente esse valor ao longo do tempo, chegando a R$ 612 milhões em abril de 2021, um ano após o início das obras.
Nos dois últimos anos, o custo do projeto alcançou R$ 746 milhões com novos reajustes, melhorias do projeto, entre outras despesas.
Expectativa de receitas anuais:
Para tirar a Arena MRV do papel, o Atlético-MG realizou duas operações de antecipação de receitas no total de R$ 440 milhões, que geram juros de R$ 300 milhões.
A previsão é que a dívida seja paga até 2029. Até lá, todo o faturamento da Arena MRV será usado para pagar suas obrigações. A meta de arrecadação bruta anual do estádio é de R$ 150 milhões. divididos da seguinte forma:
✔️ R$ 80 milhões de bilheteria
✔️ R$ 40 milhões de sócio
✔️ R$ 30 milhões de eventos
Ricardo Lima / Fontes: Fred Ribeiro “ge” / Redação “LanceBiz”.